quinta-feira, 22 de abril de 2010

CELEBRANDO O DIA DA TERRA



Há quarenta anos atrás, O Dia da Terra, tomou parte do teatro político mundial, por mão de Gaylord Nelson, Senador Norte Americano representante do Wisconsin, da bancada do Partido Democrata.



“O objetivo específico do Dia da Terra foi erguer uma grande manifestação pública para forçar o debate do problema ambiental e inscreve-lo na agenda política norte americana. O Dia da Terra foi um realmente uma explosão assombrosa do povo. Finalmente, o meio ambiente assumiu um lugar na agenda política nacional, onde permanecerá como uma lembrança constante para as futuras gerações. Este breve comentário fala do desafio fundamental do nosso tempo – desafio que deve forjar a sociedade sustentável. Uma sociedade sustentável pode ser descrita de vários modos: uma sociedade cujas atividades não excedem a capacidade dos seus recursos de base; ou uma sociedade que gere o seu sistema de recursos naturais de modo a que a sua capacidade de apoiar as futuras gerações não seja mínima. Cada nação do planeta enfrenta o mesmo desafio. E, ainda nenhuma nação conseguiu um desenho ambientalmente e economicamente sustentável.”

(Nelson, G. “The Environmental Future - How do we Get There form Here” Discurso na Cimeira da Conservação realizada na Universidade do Estado do Michigan em 20 de Setembro de 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário