sexta-feira, 30 de abril de 2010

COOCASSIS - ECONOMIA VERDE SOLIDARIA


A celebração do primeiro Dia do Trabalhador da segunda década do terceiro milénio, reveste-se de particular importância para o Município de Assis, e para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que não quer deixar de registar tal fato.

Hoje 1º de Maio de 2010, não haverá os tradicionais serviços municipais de coleta de “lixo”, já que Agentes Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os Agentes Ambientais associados da CoocAssis, irão celebrar conjuntamente este dia, de Construção de uma Sociedade diferente.

“A COOCASSIS foi fundada em 2001, através da organização de 20 catadores que trabalhavam nas ruas do município de Assis, viabilizada pela parceria entre a UNESP e a Cáritas-Diocesano, entidade da Igreja Católica. O município situa-se no estado de São Paulo e possui cem mil habitantes, produzindo 45 toneladas de lixo por dia. A parceria da Caritas se constituiu, basicamente, pelo empréstimo de recursos físicos e estruturais e da Unesp, pela assessoria à organização.
Nos 2 primeiros anos, os catadores coletavam o material porta a porta e armazenavam em um galpão para fosse pesado, triado e vendido. A divisão da renda era feita semanalmente, com auxílio técnico, e a maioria dos catadores retirava em média R$ 150,00 valor proporcional à coleta individual.
Gradualmente a coleta seletiva foi implantada na cidade, aumentando o volume material coletado e as discussões político-ambientais pertinentes. No fim de 2003 a cooperativa realiza um convênio com a Prefeitura passando a administrar o Parque de Reciclagem do município, tendo como benefício a comercialização dos materiais recicláveis gerados. A partir de 2005 o convênio com a Prefeitura foi ampliado, garantindo um repasse de recursos para ampliação da coleta seletiva solidária. Em 2007 o convênio garante um repasse pelo trabalho realizado pela cooperativa no Parque e na coleta seletiva, garantindo o pagamento do INSS de todo o grupo. A triagem é realizada em toda a produção de resíduos sólidos da cidade, o Parque de Triagem, possui três galpões para armazenar os materiais, sete prensas, três caminhões e uma esteira elevada com capacidade para 45 toneladas por dia.” (em: Elaine Cristina Silva; Ricardo Lopes Pereira de Melo, “Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis: Algumas Reflexões” no Sexto Congreso da Associacion Madres de Plaza de Mayo, Argentina, disponível em http://www.madres.org/asp/contenido.asp?clave=2731)

Atualmente a COOCASSIS possui mais de 150 cooperados, A metade destes trabalhadores não possui experiência anterior com catação, nem com emprego estável, adquirindo agora essa valência sócio-económica por mão dos colegas cooperados.

Hoje, 30 de Abril de 2010, a coleta seletiva solidária está implantada em todo o perímetro urbano (100% da área geográfica da cidade), gerando renda e emprego estável.

Em ambos os casos as atividades na cooperativa são marcadas pela ruptura dos lugares sociais antes ocupados pelos catadores, que de marginalizados, passam a ser reconhecidos pelo trabalho que fazem, através da coleta seletiva solidária. A apropriação da identidade de catador como protagonista na Gestão de Resíduos é a diretriz da incubação e o desafio para o seu empoderamento político, buscando garantir a sustentabilidade social, política e econômica da cooperativa. A figura do catador deixa de ser relevante no contexto social e económico da cidade, passando o ator do serviço ao papel de Agente Ambiental, autónomo economicamente e socialmente respeitado.
Um exemplo da dimensão humana que a Economia Verde pode e vai desempenhar no Mundo pós crise do Capital, um exemplo de cidadania impar.

Por mão deste Agentes Ambientais, fundamentais para a vida da cidade, Assis alcança no Estado de São Paulo o digno lugar no ranking Estadual, entre as primeiras cidades que implantam em todo o território urbano a coleta seletiva de resíduos sólidos, gerando de tal, renda e emprego, com espírito de SOLIDARIEDADE e FRATERNIDADE.

Orgulho, num projeto que assumimos e que dia a dia apoiamos! É o que esta Secretaria Municipal pode afirmar, hoje 1º de Maio de 2010.

Um comentário:

  1. tantos idosos que colaboraram para formar a cooperativa tantos deficientes tanta gente que lutou para a cooperativarelizar e hoje todos abandonados pela nova presidencia esqueceram de dar valor para quem batalhou mesmo para formar a coocassis que hoje da ate do de muitos que dependem d seu pao de cada dia dependendo da coocassis iisto uma pouca vergonha tentem se concientizar meus irmaos na hora que precisaram dos velhos catadores fizeram um bom proveito agora que estao com a faca o pao e o queijo na mao nem ligam pelos catadores sempre ha um alguem socorrendo os necessitados pareem e pensem com mais amor no proximo em primeiro lugar voces que gerenciam a cooperativa sabem muito bem do que eu estou falando ha estrla neste mundo para todos nao so a tua estrela brilhara sejam mais humildes aos catadores que coletam materiais individuais ok este e um comentario apenas para voces reconhecerem o proximo com mais carinho e amoooooor............

    ResponderExcluir