quinta-feira, 18 de março de 2010

E AS ARVORES AVANÇAM SOBRE O ESPAÇO URBANO DE ASSIS



A cada dia que passa podemos sentir com mais intensidade os efeitos do avanço das arvores no Município de Assis.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente inicia a comemoração do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) com dois plantios relevantes no conjunto habitacional Assis F e no entorno do Posto de Saúde da Vila Glória.

300 mudas de diferentes espécies arbóreas, oriundas do Viveiro Municipal e do Instituto Florestal.

Por seu lado as Associações de Moradores locais já se associaram a esta iniciativa Municipal, no sentido de preservar, “mimar” o plantio.

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo.

Em 1971 e na seqüência de uma proposta da Confederação Européia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Por seu turno o Programa Criança Ecológica, associado à Certificação Município Verde Azul irá estimular o acesso de populações infanto-juvenis à Floresta Estadual sob responsabilidade de Instituto Florestal, numa parceria das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação. Oportunidade essa que garantirá o acesso à magnífica reserva de fauna e flora que o nosso Município possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário