sexta-feira, 26 de março de 2010

IMPRENSA LOCAL DESTACA PLANTIO EM CONJUNTO HABITACIONAL

Jornal Voz da Terra, ANO 47 -Nº 11.620, Assis, Sexta-Feira, 26 de Março de 2010, Pag 6
ÁRVORES >Conjunto Habitacional Nova Assis recebe arborização
Segundo estimativa, a área deverá receber aproximadamente 100 mudas das espécies de Oiti e Ipê


Moradores já fazem sua parte no plantio das árvores

Uma solicitação de poda de árvore - assim surgiu a iniciativa de arborização do Conjunto Habitacional – Nova Assis, que após a solicitação dos moradores do bairro conduziu a equipe do Viveiro de Mudas, da secretaria municipal de Meio Ambiente, a reverter à situação e, ao invés de podar, deu início nesta quinta-feira, 25, ao plantio de mudas arbóreas nas ruas do bairro.

O Oiti e o Ipê (Amarelo) foram as espécies escolhidas para arborização das vias do conjunto, que teve os trabalhos iniciados pela rua Lucas Menk, se expandindo no decorrer do dia pelas ruas adjacentes.
A escolha das espécies, conforme a secretária Nilza Ferreira, se deu pelo fácil manejo da espécie na área pública, além da sua composição: “O Oiti é apropriado para arborização urbana, pois sua raiz não estraga o calçamento e sua copa não chega à rede de alta tensão, o que poderia por ventura ocasionar incidentes. Do mesmo modo temos a segunda escolha, o Ipê, que além do bom aspecto, é decorativo quando floresce em meados dos meses de julho até setembro”, esclareceu a secretária.
Inicialmente o local receberia 70 mudas, mas a participação popular propiciou o aumento do plantio, o que de acordo com o departamento fez o número de mudas aumentar para 100, sendo que esse número pode ampliar-se conforme a procura.

O encarregado do departamento da SMMA, Ângelo Beluci, faz uma ressalva quanto à aplicação das mudas: “A época não é das mais adequadas para o plantio, por isso, para que as mudas não morram, foram plantadas as mais desenvolvidas - em média todas as mudas têm 1,5 metro de altura. A colaboração do morador é fundamental para o cuidado no cultivo das mudas, pois sem o mesmo elas podem não resistir”, recomendou o encarregado.
Morador do Conjunto habitacional há aproximadamente dois anos, Edinilson Vilar da Cruz, quem coordenava o plantio na representação dos moradores, expressou sua satisfação com a ação ali desenvolvida.
“Nós sentimos a falta de árvores aqui, o calor é intenso, sem contar o vento que é muito forte, e a arborização servirá como medida de contenção, já que no final do bairro existe um terreno completamente descampado, o que vem favorecendo os fortes ventos. É importante que nossas residências tenham uma sombra, nosso bairro fique bonito e de bem com a natureza - assim considero a arborização benvinda aqui, como benvinda em toda a nossa cidade”, concluiu o morador.

REPORTAGEM LOCAL.

2 comentários:

  1. QUERO PARABELIZAR O MORADOR Edinilson Vilar da Cruz PELA INICIATIVA.
    SE TODOS FIZESSEM A SUA PARTE,O MUNDO ESTARIA BEM MELHOR.
    CREIO QUE A COMUNIDADE TEM QUE DESENVOLVER INICIATIVAS, NÃO ESPERANDO QUE OS ORGÃOS MUNICIPAIS FAÇAM POIS SABEMOS DA FALTA DE MATERIAL, FUNCIONÁRIOS E RECURSOS.
    SECRETÁRIA NILZA, UM PROGRAMA INTERESSANTE QUE A PREFEITURA JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, SERIA A ADOÇÃO DAS PRAÇAS DAS CIDADES PELOS MORADORES, ONDE AS PESSOAS QUE RESIDAM PERTO DAS PRAÇAS, ADOTEM E CUIDEM DELAS COM CARINHO, PLANTANDO MUDAS DE ARVORES, PINTANDO OS MEIO FIOS, COLOCANDO LIXEIRAS E CUIDANDO, COM MATERIAIS DISPONIBILIZADOS PELA PROPRIA PREFEITURA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ENTREVISTA DADA A RÁDIO DIFUSORA SOBRE O ASSINTO DAS CITUAÇÕES DAS PRAÇAS NA CIDADE DE ASSIS.

    ResponderExcluir
  2. Da Secretaria de Meio Ambiente de Assis

    Agradecemos o seu comentário. De fato já existe essa motivação de associar as populações aos espaços verdes da cidade. Não só para motivar o Lazer mas, sobertudo, para ampliar a esfera pública de debate, de socialização e, fundamentalmente, de orgulho no nosso Município. Como diz o Poeta, quem ama cuida, e só ama quem se orgulha, no caso, do espaço onde habita. Nesta Secretaria aprendemos, todos os dias, que gerir os recursos naturais, impõe que a nossa atenção se dedique também ao cidadão, à pessoa humana. Só dessa forma se pode permitir que se faça a diferença que se motive a sustentabilidade.
    Por aqui temos ORGULHO na cidade e nos cidadãos de Assis. Juntos faremos uma cidade Inclusiva e Sustentada.
    Obrigado a todos pelo Apoio e pelo Orgulho.

    ResponderExcluir