terça-feira, 8 de junho de 2010

AGENDA AMBIENTAL EM MOVIMENTO - Atividades III


As dinâmicas de seleção e adequação das espécies que são utilizadas em programas de rearborização, são fatores determinantes para restabelecer os equilíbrios entre a reabilitação do coberto vegetal e a utilização humana dos espaços públicos.

Cada espécie que se introduz num ecossistema promove impactos, cuja dimensão deve ser avaliada com critério e rigor, já que nem sempre têm caráter positivo na interação sistêmica entre Homem e Ambiente Natural.

O reflorestamento com as espécies Pinus e Eucaliptus (espécies exóticas na região) implica a articulação entre os órgãos públicos e os produtores rurais, visando ações integradas que possibilitem a adequação e expansão das atividades do setor de base florestal, de modo a disciplinar os procedimentos técnicos e operacionais que contribuam para a conservação ambiental.

O conhecimento das dinâmicas associadas à introdução destas espécies exóticas é tema da Palestra que se realizará hoje no Centro de Referência em Educação Ambiental, pelas 19:00 horas e que tem entrada franca.

No mesmo sentido vai a ação de campo que irá decorrer no Instituto Florestal, para colaboradores da unidade de conservação, da responsabilidade e organização desta instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário