sexta-feira, 25 de junho de 2010

AGENDA AMBIENTAL EM MOVIMENTO – ATIVIDADES X


A palestra sobre manejo e conservação de solo proferida pela doutoranda em Agricultura - física de solos, Walquíria Machado nas instalações da APRUMAR, teve forte presença e dos produtores rurais do Município de Assis.

Numa linguagem muito prática e direta, durante uma hora, a palestrante Walquíria Machado, apontou as causas, os fatores e as estratégias para a questão do manejo e uso de solo agrícola.
A oradora não se afastou das suas raízes, mostrando um conhecimento exaustivo do ambiente agrário do Município. Com uma linguagem técnica e acessível a todos, provou a importância do plantio direto, do plantio consorciado e da conservação do solo por cultivo de forrageiras e gramíneas nos períodos de pousio.

No final da palestra os pequenos e médios agricultores de Assis insistiram na continuação do ciclo de palestras técnicas inseridas nesta Agenda Ambiental, e manifestaram o seu agrado pela parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura do município.

Um comentário:

  1. Caro leitor,
    O uso de plantas de cobertura, os chamados adubos verdes, é uma prática milenar, utilizada para evitar as perdas de nutrientes do solo e disponibilizá-los para outras culturas.
    Um dos grandes efeitos das plantas de cobertura é o aumento de matéria orgânica no solo.
    Em se tratando de economia de insumos,
    no caso da ervilhaca, que pode deixar até 100 quilos de nitrogênio para a cultura do milho; e do milheto, é uma excelente planta para reciclar potássio e fósforo. Esses nutrientes vão ser disponibilizados para culturas posteriores. Consequentemente, o produtor pode ter uma diminuição no uso dos insumos externos e redução dos custos de produção!
    No caso de proteção do solo, as plantas de cobertura são utilizadas no Sistema de Plantio Direto, que consiste em manter a palhada da safra anterior sobre o solo, protegendo a sua superfície contra a ação direta do sol e da chuva, reduzindo o risco de erosão e perda da camada fértil do solo!
    Bom, é isso aí!!! Nós como pesquisadores temos a obrigação de alertar os produtores rurais sobre tecnologias de uso e manejo do solo, a fim de se manter a sua sustentabilidade.
    Walquíria Machado

    ResponderExcluir