sexta-feira, 4 de junho de 2010

PALAVRAS DE PENSAR

Se toda a existência deste Planeta se resumisse a um dia, 24 horas, o Homo Sapiens – espécie da qual fazemos parte integrante –, só teria começado a existir nos últimos 2,52 segundos desse dia.

Quando as Nações Unidas chamam a atenção para a biodiversidade, com a consagração do ano 2010 à preservação das espécies em extinção, também está a reclamar essa atenção para a própria existência da espécie Humana e para o risco que ela corre de se auto extinguir.

O Homem é a única espécie existente no Planeta Terra com capacidade para instrumentalizar o uso dos recursos naturais e para implementar, no Meio Ambiente, recursos artificiais em nome do seu desenvolvimento. Ora esse desenvolvimento tem sido, até ao momento, pautado pela busca do lucro diferencial e autista, quanto ao uso sustentado dos recursos naturais.
Essa atitude tem provocado desequilíbrios no clima e no bioma.

A equação com a qual nos deparamos, hoje, 5 de Junho de 2010, é a de saber se conseguiremos recuperar dos desequilíbrios que a Humanidade promoveu nos últimos 2,52 segundo do dia terrestre, isto é, durante a sua existência no Planeta.

É essa preocupação que conduziu as Nações Unidas à consagração de 5 de Junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, e que nos envolve, a nós, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como um todo dedicado à recuperação e à preservação do património ambiental, natural e construído, do Município de Assis.

Sabemos que o caminho da sustentabilidade é árduo, mas podemos afirmar que ele é também prazeiroso.

Para tal pavimentamos a nossa estrada comum com ações de educação, com mudas de árvores produzidas nos nossos viveiros, com a preservação e recuperação das nascentes e dos córregos, com a proteção das matas ciliares, com motivação junto à COOCASSIS, à WVERDE, à FLORA VALE, à APASS recebendo delas incentivos e amigos – com os quais constituímos a Rede de Entidades Ambientalistas do Município de Assis.
Mas também, com atenção junto às pessoas, à comunidade como um todo, escutando as suas queixas, os seus desejos, as suas esperanças de uma cidade mais verde, mais sustentada, mais sócio-ambiental, mais inclusa no sentido da harmonia entre Homem e Meio Ambiente.

Tementes a Deus, e sabendo que o património que Ele nos legou é imenso, diversificado e único, fazemos do nosso Trabalho Oração e Fé, tal qual guardas de jóias divinas e imensas, porque únicas.

Este é o nosso dever e o nosso Futuro!

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE ASSIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário